terça-feira, 11 de maio de 2010

Aula do dia 3 de maio de 2010

Olá!


Para começar esta aula tratamos de um assunto de alto impacto (literalmente): o vazamento que ocorreu no Golfo do México. Começou no dia 20 de abril com uma explosão seguida pelo afundamento da plataforma Deepwater Horizon, que era operada pela empresa britânica Britishi Petroleum. O vazamento implica na liberação equivalente de 5 mil barris de petróleo na costa dos EUA. A contenção da mancha foi feita com barreiras comumente utilizadas em acidentes como este. No entanto, essas medidas não vêm obtendo sucesso por alguns fatores: os ventos na área estão extremamente fortes, o que implica na aproximação da mancha ao continente conseqüentemente aproxima-se de áreas e praias que são refúgios de vida selvagem; a queima do petróleo implica em eliminação de resíduos, o que causa poluição nas águas da costa americana.

Por falar em petróleo...

De maneira muito controversa Cubatão, uma dos maiores pólos industriais do país, principalmente de indústrias químicas e de refino de petróleo, (e que num passado não muito distante causaram sério danos ao meio ambiente devido a poluição) possui o maior índice de violência do Estado, principalmente em números de homicídios.

A posição de Cubatão no levantamento põe um ingrediente negativo a mais na discussão sobre as causas do ciclo de violência que vem atingindo a Baixada Santista neste ano. Na região, houve 27% mais mortes em relação ao início de 2009, mas em Cubatão a taxa de todo o ano passado já era duas vezes e meia a do Estado.

Por conta de uma sucessão de crimes, há duas semanas, um órgão do Departamento de Defesa dos EUA recomendou que cidadãos norte-americanos deixassem de visitar quatro cidades da Baixada. O comunicado oficial apontava uma suposta atuação de gangues, numa referência ao PCC.

Agora, mudando de assunto...

Depois passamos a tratar dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) - o conteúdo básico de ensino - cuja idéia surgiu no fim da década de 80, quando foi necessário repensar a educação no Brasil sob a influência de uma revolução e motivado pela nova Constituição. Nesta época também o professor passou a “concorrer” com os meios de comunicação pela transmissão de conhecimento e novas formas de despertar o interesse precisaram ser pensadas.

A partir da criação de PCNs surgiram os chamados temas transversais (educação sexual, saúde, questões ambientais, cidadania, etc.) que devem ser tratados sob a forma de um projeto multidisciplinar. Tratando especificamente do Ensino Fundamental foram abordadas questões como estímulo ao diálogo, autonomia regional, à coexistência e ao uso de diferentes técnicas (linguagens) como o uso da capoeira e de hortas como forma de aprendizado quando utilizados corretamente.

Comparamos também a diferença entre a metodologia educacional aplicada em comunidades indígenas que, basicamente, é guiada pela família enquanto que em sociedades urbanas a escola é por vezes o único ambiente de aprendizado.

Por falar em metodologias...

O trabalho de um dos grupos (metade da sala) foi apresentado. Tratava-se da canção Borzeguim de Tom Jobim e a partir de nossa apresentação foi possível observar a importância de recursos multimídia para facilitar a assimilação de conhecimento, a importância no processo de seleção de imagens. Discutimos as diferentes formas de transmitir o conteúdo sendo a música uma das formas simbólicas que o homem usa pra se expressar. Conclusão: podemos então tratar a questão ambiental a partir de uma referência nacional de forma lúdica. Após traçado este objetivo, buscamos meios de transmitir esta informação (qual música usar?) adaptando-a a fase de desenvolvimento em que se encontra o público-alvo.

Por hoje é só pessoal!

Ass.: Flávia & Mayana

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