sexta-feira, 24 de abril de 2009

Bonecos estranhamente semelhantes

"As pessoas são tão semelhantes que têm até mesmo partes intercambiáveis". Essa foi a frase do artista David Foox para explicar seus bonecos bem estranho e interessantes.
O artista americano teve a idéia de criar bonquinhos de vinil que ao invés de terem cabeças normais, possuem órgãos humanos que podem ser transplantados e outros componentes do nosso organismo.
A idéia veio do transplante de pulmão de uma pessoa próxima ao artista e vem em diversas cores e formatos de cabeça - pulmões, corações, rins, fígados, córneas, cérebros, células sanguíneas, células-tronco e plasma(!).
Além de tudo isso, ao comprar o bonequinho, não tem como saber como ele virá - é surpresa!!!! O artista diz que os principais compradores são colecionadores, mas eles também são vendidos nos hospitais como lembrança para pacientes transplantados, para estudantes de medicina e quem mais queira comprar.
Eu gostaria de ter um!
Para ver a reportagem na íntegra e os outros bonequinhos: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/04/090424_organdonoresgaleria_rw.shtml

Stephanie (Ema)

2 comentários:

  1. A primeira reflexão que tive ao ver esses bonecos, antes mesmo de ler toda a postagem, foi a dor ser humano como um produto. A ciência, em partes, caminha para produção de orgãos a fim de comercializá-los. A razão seria não deixar que uma vida seja perdida devido a falência de um orgão. Porém me pergunto, até onde poderemos controlar os caminhos da imortalidade...

    4

    Ps: Enfim, não entendi a proposta do artista, mesmo após lê-la!

    ResponderExcluir
  2. Pra falar a verdade, inicialmente também achei estranha a proposta, mas acho que o que o artista queria mostrar é como os seres humanos, mesmo com suas diferenças, são iguais quanto à composição do organismo. Melhor dizendo, somos todos diferentes por fora, mas por dentro (no sentido anatômico) somos todos a mesma coisa. Acho que ele queria abordar de forma criativa (na minha opinião) a doação de órgãos que, de certa forma, é o intercâmbio de partes de um organismo já falecido (não em todos os casos, como no transplante de rim, por exemplo) para outro que precise dele para viver melhor. Não creio que a intenção dele era mostrar de forma positiva a comercialização de órgãos, tanto que o único bonquinho dele que trata do tema é o mais sombrio do grupo, o que pra mim mostra a negatividade da coisa. Na real, para mim o artista quis trasmitir a importância da doação de órgãos depois da experiência pessoal que ele teve. Ao ver esses bonecos não penso no ser humano como produto, porque se alguém muito próximo a mim estivesse a beira da morte e precisasse de um transplante, eu não pensaria duas vezes em correr atrás de doadores ou em doar meus próprios órgãos.

    Bom, isso vai de cada um...
    Imagina como o mundo seria chato se todos tivessemos a mesma opinião?

    Ema

    ResponderExcluir