terça-feira, 14 de abril de 2009

Ciência e Meio Ambiente também diverte

O fim dos dinossauros

Cientistas descobriram que, a cada ano, a Lua se afasta um pouco da Terra. Cálculos precisos determinaram que, há 70 milhões de anos, a Lua orbitava a Terra a uma distância de 10 metros da sua superfície. Essa pequena distância explicaria a extinção dos dinossauros: a cada volta, a Lua dava uma cacetada na cabeça de um dinossauro mais distraído e assim os dizimou da face da Terra.


Ciências e meio ambiente

Como todos sabem, o camaleão é capaz de mudar de cor para ludibriar os seus predadores. Existem camaleões canibais: eles comem outros da mesma espécie.

Pergunta-se: de que cor fica um camaleão canibal ao ser posto diante de um espelho?


Lei da gravidade

Políticos de Brasília descobriram uma forma de burlar a Lei da Gravidade. Ainda não a puseram em prática porque precisam arrecadar mais dinheiro para pagar a propina.


A eletricidade

A eletricidade é resultante do movimento de elétrons, partículas extremamente pequenas e impossíveis de se ver a olho nu a não ser que a pessoa ponha o dedo na tomada. Os elétrons trafegam pelos fios à velocidade de 220 ou 110 Volts por segundo dependendo do estado. Nos estados do Sul, a sua velocidade é de apenas 110 Volts devido à maior longitude.

Existem dois tipos de eletricidade: a contínua e a alternada. Na eletricidade contínua, os elétrons se deslocam sempre na mesma direção entre os pólos positivo e negativo. Na alternada, os elétrons saem de um pólo para outro, dão uma paradinha e voltam para o lugar de origem.


A velocidade da luz é de 300 mil quilômetros por segundo e quem descobriu isso foi um grande cientista. Depois dele, ninguém mais conseguiu superar esse recorde.


Prova final de Física

Defina o Universo e dê três exemplos. Justifique.


História

Contam que o André Marie Ampère (1775 - 1836), famoso eletricista francês, possuía dois gatos: um grande e um pequeno. Ampère gostava muito que os gatos ficasse ao lado dele, mas havia um problema: quando a porta estava fechada, os gatos ficavam impacientes porque eles não podiam entrar se estivessem fora ou sair se estivessem dentro de casa. Para resolver o problema, Ampère mandou fazer duas aberturas na porta: uma abertura grande para o gato grande passar e um abertura pequena para o gato pequeno passar.


Elétrons

Dois átomos conversam.

- Chi! Perdi um elétron.

- Tens certeza?

- Positivo.

Um comentário: