Após a leitura e análise do livro "Educação Ambiental" da Comissão Especial de Coordenação Universitária e a Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, que é uma lista de resumos do I Fórum de Educação Ambiental que foi realizado nos dias 27 e 28 de novembro de 1989.
Os objetivos desse fórum foi integrar pessoas envolvidas com a educação ambiental, definir, registrar, analisar e discutir propostas na educação ambiental formal e informal, aplicáveis à realidade brasileira. O livro trata mais da educação ambiental formal, visto que envolvem pessoas do meio acadêmico, em geral, envolvidas com educação ambiental.
Se formos analisar, segundo os conceitos do livro "Educação ou adestramento ambiental" da Paula Brügger, alguns dos trabalhos ali apresentados falam em atividaddes em sala, que podem muito bem acabar virando cartilhas, não desenvolvendo de forma ideal o raciocínio dos alunos podendo tornar um "adestramento ambiental", mas vários outros já mencionam a interdisciplinaridade da educação ambiental e a importância do aluno ter contato com a realidade do meio ambiente que estão inseridos.
Essas propostas têm o seu valor, porém muitas delas acabam por tornar-se pouco utilizadas devido às dificuldades, como falta de investimentos na educação ambiental e na formação de professores. Mas a iniciativa de tentar integrar e discutir com várias pessoas da área da educação ambiental demonstram o avanço e possibilidade de mudanças naquilo muitas vezes não pode ser chamada de uma educação ambiental efetiva.
Timóteo Watanabe
Marcel S. Miranda
Aline C. Araújo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário