quinta-feira, 8 de abril de 2010

Resumo da aula do dia 05/04/2010

A aula de 2ª-feira centrou-se na Educação Ambiental propriamente dita.

A primeira metade da aula se baseou na exposição dos argumentos de cada grupo sobre uma reportagem que haviam escolhido semana passada na Folha de São Paulo. A proposta foi de escolher uma reportagem no jornal que pudesse se relacionar com uma ou mais das premissas do Tratado de Educação Ambiental. As reportagens foram as seguintes:

- "A hora do planeta": indivíduos; sistema; diálogo; mass mídia; consumo. Discutiu-se 'o que você faz pelo planeta, conscientemente?', além do destino do lixo, o consumo de energia e a importância dos meios de comunicação (mídia) dentro do 'sistema'.

- "Bebida centenária": cultivo de uva para produção de vinho. Discutiu-se a diversidade de conhecimento e de lugares, a tecnologia adaptada e o manejo sustentável.

- "Greve de professores": manifestação que gerou mais lixo que 'show de rock e jogo de futebol'. Tratou-se da hipocrisia, ou seja, fala-se mas não se cumpre, o que remete à incoerência. O professor lembrou, ainda, da incoerência dentro do próprio campus e das universidades em geral.

- "Serginho celebra 20 anos de programa de auditório": o apresentador tem como público alvo os jovens, o que permite a conscientização da população e a promoção da educação. O programa tem fama por promover a consciência ética e disseminar conhecimento.

- "Coleção Folha destaca música de Pixinguinha": música popular brasileira para incentivar a cultura nacional e local. Cultuar a música. Discutiu-se nesta abordagem a oposição Pixinguinha versus Rebolation (há há há)...


Na segunda parte da aula o professor expôs um resumo pessoal sobre o texto da Paula Brüguer, o qual fora previamente lido por toda a sala. Após breve discussão sobre os tópicos do texto, o professor propôs para a turma uma avaliação de material didático sobre educação ambiental. Diversos tipos de material foram distribuídos, abordando até a educação ambiental em outros países.

Lembrando que o exercício de avaliação é em dupla ou trio e deve ser apresentada na próxima aula. Neste dia, também podem ser entregues os resumos do texto da Paula Brüguer atrasados.


Espero que não tenhamos resumido demais!

Abraços VII turma,

Mariana Munhoz e Melina Frederico

2 comentários:

  1. "O professor lembrou, ainda, da incoerência dentro do próprio campus e das universidades em geral."
    Obviamente não tenho conheimento de toda discussão. Mas em relação a questão do lixo- resíduos sólidos na Unesp, está em pauta nas reuniões do CA:reciclagem, resíduos laboratoriais, lixo na rua atrás da faculdade, separação de lixo, cuidado com as salas (as "tias da limpeza" têm se queixado muito sobre isso), a volta de uma composteira...
    Será possível casar o que vemos em sala de aula (seja em Educação Ambiental ou Saneamento Ambiental) com o dia-dia da faculdade, ou seja aproximar a teoria da prática? É muito difícil, professor?

    ResponderExcluir