terça-feira, 20 de abril de 2010

Análise do livro "Parâmetros em ação - Meio Ambiente na Escola"

Bom dia pessoas! Aqui vai a análise do nosso livro :)

O livro que analisamos "Parâmetros em Ação - Meio Ambiente na Escola" tem como propósito apoiar e incentivar o desenvolvimento profissional de professores e especialistas em educação. No livro é apresentado um programa de formação para os profissionais que é composto pelos kits do formador e professor, guia do formador e o guia de atividades para a sala de aula. Além desse programa o livro nos fala porque ensinar questões ambientais dentro do ambiente escolar e qual o contexto da escola e da formação dos professores atualmente.
O tema Meio Ambiente na escola tem adquirido importância nos sistemas de ensino por dois motivos que são: a reorientação curricular, nos quais o tema Meio Ambiente foi incluido como um dos temas transversais; e a promulgação da Política Nacional de Educação Ambiental que dispõe sobre a introdução da Educação Ambiental no ensino formal.
Os temas transversais têm como propósito central aproximar o conhecimento escolar da realidade social e das comunidades, tratando de questões que importam ao cotidiano dos alunos, ou seja, aproximar os alunos das questões ambientais que estão à sua volta, que fazem parte do seu dia a dia.
Segundo o livro da Paula Brügger, "Educação ou adestramento ambiental?", a educação ambiental nas escolas é feita de uma forma "pontual", as crianças fazem trabalhos, maquetes, vêem filmes sobre os problemas ambientais que acontecem, mas não há uma visão do todo, a interligação do meio ambiente com as questões econômicas, políticas e sociais. O livro "Parâmetros em ação - Meio Ambiente na Escola" nos diz exatamente isso, que é necessário levar em conta os diversos aspectos que interferem em uma dada situação ambiental e a determinam, incorporando as dimensões socioeconômicas, política, cultural e histórica e que o conceito de "meio ambiente" não é sinônimo de "natureza" ou "recursos naturais" e que reduzir esse conceito a aspectos exclusivamente naturais exclui as interdependências e interações com a sociedade.

Deborah A. Sidou
Vanessa da Costa Andrade

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